Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Saiba mais sobre Hepes-Zoster

Postado em 24/06/2022





Herpes-Zóster é uma doença viral. Esta doença atinge pessoas que já tiveram catapora e é causada pela reativação do vírus Varicella-Zoster. Apesar de ser o mesmo vírus da catapora, os sintomas são bem diferentes e as complicações também.

Durante a fase inicial da catapora, o vírus Varicella-Zoster invade as terminações nervosas do organismo e migra até gânglios localizados próximos à medula espinhal e ao cérebro. Este vírus consegue permanecer "escondido" do sistema imunológico por décadas. Portanto, o paciente cura-se da catapora, mas permanece infectado pelo resto da vida, podendo não apresentar sintomas ou transmitir para outras pessoas.

O Herpes-Zóster é uma doença contagiosa para pessoas que nunca tiveram catapora ou que não foram vacinadas, já que são doenças causadas pelo mesmo vírus. Assim, crianças ou outras pessoas que nunca tiveram catapora devem permanecer distantes de pessoas infectadas, bem como sem contato com suas roupas, roupas de cama e toalhas, por exemplo.

Essa doença atinge, principalmente, pessoas com o sistema imunológico enfraquecido e pessoas acima de 60 anos.

Os principais sintomas característicos do Herpes-Zóster são:
- Bolhas e vermelhidão que afetam apenas um lado corpo, pois acompanham a localização de algum nervo, percorrendo o seu comprimento e formando um caminho de bolhas e feridas pelo tórax, costas ou barriga;
- Coceira no local afetado;
- Dor, formigamento ou queimação na região afetada;
- Febre entre 37 e 38ºC.

O diagnóstico do Herpes-Zóster é, normalmente, feito com base na avaliação clínica dos sinais e sintomas do paciente, e da observação das lesões na pele, pelo médico.

Estudos recentes apontam que a vacinação contra Varicella é eficaz para prevenir o desenvolvimento da Herpes-Zóster. Além de reduzir em 70% o aparecimento da doença em pessoas acima de 50 anos, os imunizados com a vacina que desenvolvem o vírus apresentam uma taxa de complicações mais baixa que os não imunizados. Assim como qualquer outra vacina, essa contra o Herpes-Zóster serve para prevenção da doença e não para o tratamento.